Em um ano, roubo de explosivos no Brasil cresce 170%, diz Exército

sábado, 2 de abril de 2011

Caixa eletrônico danificado por explosão em Natal (Foto: Júnior Santos/Tribuna do Norte/AE) 
Caixa eletrônico danificado por explosão em Natal
(Foto: Júnior Santos/Tribuna do Norte/AE)
Mais de uma tonelada de explosivos foi parar nas mãos de criminosos em 2010, segundo levantamento realizado pelo Exército a pedido do G1. Conforme o relatório, no total, 1,06 tonelada de emulsão de nitrato de amônia e de dinamite foi roubada ou furtada de pedreiras e obras em sete estados brasileiros no ano passado, e não foi recuperada. São estes explosivos, segundo delegados da Polícia Civil, que estão sendo usados para explodir caixas eletrônicos em todo o país.
A quantidade de emulsão e dinamite levada pelos criminosos em 2010 é 170% maior do que a de 2009, quando foram furtados ou roubados 392 quilos, segundo o Exército. Os dados, segundo o Centro de Comunicação Social da instituição, são da  Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, órgão subordinado ao Comando de Logística do Exército Brasileiro.









Conforme o relatório do Exército, além da tonelada de emulsão e dinamite, outros 11,7 quilômetros de cordel detonante também foram furtados em 2010, além de 568 espoletas ou detonadores. Para se ter uma ideia do que representa a quantidade de explosivos em poder dos criminosos, para implodir em 2002 o prédio que abrigava a penitenciária do Carandiru, na Zona Norte de São Paulo, o governo divulgou ter usado 250 quilos de emulsão.
As maiores quantidades foram furtadas nos estados de Rio Grande do Sul (373 kg de emulsão) e Alagoas (300 kg). O levantamento não inclui as duas toneladas de emulsão roubadas em uma rodovia da capital paulista em setembro do ano passado, pois a carga foi recuperada pela polícia.
O delegado Antônio Barros, gestor do Departamento de Repressão a Crimes Patrimoniais de Pernambuco, e que investiga a série de ataques a caixas eletrônicos no estado, qualifica o uso de explosivos para arrombar caixas eletrônicos como “uma nova modalidade criminosa que vem se instalando pelo país, principalmente no Nordeste”.

Desde o início do ano, já foram 14 casos em Pernambuco, segundo ele. A Polícia Civil de Alagoas computou outros 15 casos. Na Paraíba, foram mais dez. Na região de Campinas, no interior de São Paulo, a Polícia Civil investiga pelo menos seis casos em várias cidades. Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul também registraram ataques a caixas eletrônicos com explosivos em 2010.
CIDADES ONDE HOUVE FURTO DE EXPLOSIVOS EM 2010
Vespasiano Correa, Pelotas, Eldorado do Sul, Gravataí e Nova Roma do Sul (RS)
Luminárias e Campo Belo (MG)
Sengés (PR)
Siderópolis e Forquilhinha (SC)
Arapiraca e Maceió (AL)
Morrinhos (GO)
Ariquemes e Cacoal (RO)
Fonte: Exército

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...