
Caixa eletrônico danificado por explosão em Natal
(Foto: Júnior Santos/Tribuna do Norte/AE)
Mais de uma tonelada de explosivos foi parar nas mãos de criminosos em 2010, segundo levantamento realizado pelo Exército a pedido do G1. Conforme o relatório, no total, 1,06 tonelada de emulsão de nitrato de amônia e de dinamite foi roubada ou furtada de pedreiras e obras em sete estados brasileiros no ano passado, e não foi recuperada. São estes explosivos, segundo delegados da Polícia Civil, que estão sendo usados para explodir caixas eletrônicos em todo o país.(Foto: Júnior Santos/Tribuna do Norte/AE)
A quantidade de emulsão e dinamite levada pelos criminosos em 2010 é 170% maior do que a de 2009, quando foram furtados ou roubados 392 quilos, segundo o Exército. Os dados, segundo o Centro de Comunicação Social da instituição, são da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, órgão subordinado ao Comando de Logística do Exército Brasileiro.
As maiores quantidades foram furtadas nos estados de Rio Grande do Sul (373 kg de emulsão) e Alagoas (300 kg). O levantamento não inclui as duas toneladas de emulsão roubadas em uma rodovia da capital paulista em setembro do ano passado, pois a carga foi recuperada pela polícia.
O delegado Antônio Barros, gestor do Departamento de Repressão a Crimes Patrimoniais de Pernambuco, e que investiga a série de ataques a caixas eletrônicos no estado, qualifica o uso de explosivos para arrombar caixas eletrônicos como “uma nova modalidade criminosa que vem se instalando pelo país, principalmente no Nordeste”.
Desde o início do ano, já foram 14 casos em Pernambuco, segundo ele. A Polícia Civil de Alagoas computou outros 15 casos. Na Paraíba, foram mais dez. Na região de Campinas, no interior de São Paulo, a Polícia Civil investiga pelo menos seis casos em várias cidades. Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul também registraram ataques a caixas eletrônicos com explosivos em 2010.
CIDADES ONDE HOUVE FURTO DE EXPLOSIVOS EM 2010
Vespasiano Correa, Pelotas, Eldorado do Sul, Gravataí e Nova Roma do Sul (RS)
Luminárias e Campo Belo (MG)
Sengés (PR)
Siderópolis e Forquilhinha (SC)
Arapiraca e Maceió (AL)
Morrinhos (GO)
Ariquemes e Cacoal (RO)
Fonte: Exército
0 comentários:
Postar um comentário